Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) formaram maioria e votaram para condenar o primeiro réu dos atos do 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa Pereira, de 51 anos, por cinco crimes. Nove ministros votaram até agora e a última a votar foi a ministra Carmén Lúcia, que seguiu o voto do relator, Alexandre de Moraes.
Moraes votou pela condenação de Aécio a 17 anos de prisão por cinco crimes. Os crimes atribuídos pelo relator a Aécio são: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
Além de Aécio, os outros três réus de ações penais abertas a serem analisadas pelo STF são Thiago de Assis Mathar, 43 anos, Mateus Lima de Carvalho Lázaro, 24, e Moacir José dos Santos, 52. Eles podem pegar até 30 anos de prisão, a depender do resultado do julgamento.