Segunda, 15 de Setembro de 2025

Casa Branca confirma reunião com equipe de Bolsonaro e Lula, dia 5

Conselheiro de Segurança Jake Sullivan será porta-voz dos EUA

03/12/2022 às 19h44 Atualizada em 04/12/2022 às 16h41
Por: Fonte: Uol
Compartilhe:
Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, porta-voz dos EUA
Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, porta-voz dos EUA

Representantes dos Estados Unidos estarão em Brasília na segunda-feira (5), para se reunir com o secretário de Assuntos Estratégicos do presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), o almirante Flávio Rocha, e com o senador Jaques Wagner, que faz parte do gabinete da transição, e também, com o petista, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sua equipe de transição.

A informação foi confirmada pela Casa Branca em nota na sexta-feira (2), assim como pelas assessorias de Lula e pelo Planalto. Ainda não há definição de horário e local exato dos encontros, porém a equipe de transição está se reunindo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Palácio do Planalto ou em um hotel onde Lula se hospeda às margens do Lago Paranoá, em Brasília.

Segundo o governo americano, o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e outros membros do departamento dele devem participar das reuniões.

"Durante as reuniões, Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil continuarão a trabalhar juntos por desafios em comum, como o combate à mudança climática, a preservação da segurança alimentar, a promoção da democracia e a gerência da migração regional", afirmou a Casa Branca em nota.

O governo dos EUA ressaltou que a visita agendada dá continuidade ao primeiro diálogo entre Joe Biden e Lula, que começou em outubro de 2022, quando o presidente democrata "se comprometeu a abrir os canais de comunicação entre os dois países durante a transição".

A Secretaria de Assuntos Estratégicos do Planalto informou que o almirante, Flávio Rocha, aceitou o pedido para se reunir com Sullivan, "seu contraparte no governo norte-americano".

"Flávio Rocha tem mantido diálogo com Jake Sullivan por meio de reuniões presenciais no Brasil e nos EUA, sendo discutidos temas estratégicos bilaterais em diversas áreas", continuou a assessoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários