Portugal deu show no Catar nesta terça-feira, 6, e goleou a Suíça por 6 a 1, com três gols de Gonçalo Ramos, escalado no lugar de Cristiano Ronaldo, que começou a partida no banco de reservas. Os portugueses abriram 2 a 0 no primeiro tempo e completaram o placar na segunda etapa, conseguindo a classificação às quartas de final da Copa do Mundo.
O duelo foi o último da fase das oitavas e, após uma pausa de dois dias de jogos na competição, as quartas de final começam na próxima sexta-feira, 9.
Veja quem pega quem, dias e horários dos jogos:
Jogos das quartas de final
Croácia x Brasil - sexta-feira, 9, às 11h (MS)
Holanda x Argentina - sexta-feira, 9, às 15h (MS)
Marrocos x Portugal - sábado, 10, às 11h (MS)
Inglaterra x França - sábado, 10, às 15h (MS)
Portugal x Suíça
Cristiano Ronaldo começou no banco de reserva e foi o grande assunto nos minutos iniciais do jogo entre Portugal e Suíça. Mas, dentro de campo, CR7 não chegou a fazer falta para o time que abriu 2 a 0 sobre a Suíça no primeiro tempo. O jovem Gonçalo Ramos, substituto do Gajo, marcou aos 16 minutos. O atacante de 21 anos recebeu na área, girou e bateu forte de esquerda.
O segundo gol foi marcado pelo veteraníssimo zagueiro Pepe, de 39 anos, completando de cabeça escanteio de Bruno Fernandes, se tornando o jogador mais velho a marcar em um jogo de mata-mata de Copa.
Na volta do intervalo, Portugal abriu 4 a 0, com gols marcados por Gonçalo Ramos e Raphael Guerreiro. A Suíça diminuiu com Akanji, após cobrança de escanteio. Novamente o jovem de 21 anos apareceu dentro da área, deu um toquinho e anotou o quinto português e seu terceiro no jogo.
Cristiano Ronaldo entrou na partida e chegou a marcar um belo gol em arrancada, mas foi anulado por impedimento. No fim, Rafael Leão marcou um golaço, acertando o ângulo e decretando o 6 a 1 no placar.
Campanha de Portugal
Os portugueses chegaram nas oitavas de final após ficar na primeira colocação do Grupo H. Nos dois primeiros jogos, a equipe venceu Uruguai e Gana, perdendo para a Coreia do Sul, com os reservas, na última partida antes das oitavas.
Campanha da Suíça
Segunda colocada do grupo do Brasil, a Suíça estreou com vitória sobre Camarões, por 1 a 0. Logo depois, perdeu para a seleção brasileira pelo mesmo placar e conseguiu a vaga na última rodada diante da Sérvia, triunfando por 3 a 2.