Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Israel faz 2ª noite de ataques terrestres contra Gaza

Hamas avisa que o grupo extremista não vai liberar reféns sem que haja cessar-fogo

27/10/2023 às 07h57
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: OMAR EL-QATTAA/AFP
Foto: OMAR EL-QATTAA/AFP

As Forças de Defesa de Israel fizeram pela segunda noite seguida um “ataque direcionado” dentro da Faixa de Gaza, na região do bairro Shaja Iyah. Em postagem na rede social X (antigo Twitter), o Exército informou que “tropas terrestres, caças e veículos aéreos não tripulados atingiram locais de lançamento de mísseis antitanque, centros de comando e controle e terroristas do Hamas.

“As tropas deixaram a área e não houve relato de feridos”, informou a corporação. “Os militares atacaram mais de 250 alvos da organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza, entre eles, túneis terroristas, dezenas de terroristas, quartéis-generais operacionais e posições de lançamento da organização terrorista Hamas utilizando caças”.

Enquanto isso, segundo os militares israelenses, o número de reféns em Gaza subiu para 229. O país acusa o Hamas de manter civis sob mira de armas desde o dia 7 de outubro, quando o grupo fez ataques em território israelense e matou centenas de pessoas.

Neste segundo dia de ataque, Israel também informou ter as forças de Segurança e o serviço de inteligência Shin Bet mataram o terrorista Midhat Mabasher, comandante de um batalhão do Hamas. “Midhat participou de ataques de franco-atiradores e grande explosivos contra as forças das IDF e assentamentos israelenses”, informou o Exército.

Uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, nesta sexta-feira (27), que cerca de mil pessoas devem estar soterradas sob os escombros em Gaza.

De acordo com um funcionário da ONU, mais oito caminhões de ajuda humanitária vão sair do Egito e entrar na Faixa de Gaza. Eles contêm alimentos, remédios e água. Os israelenses se comprometeram a não bombardear a região quando isso acontecesse.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, 74 veículos carregados com toneladas de água, comida e medicamentos foram autorizados a descarregar no lado palestino. Ainda assim, a ajuda é totalmente insuficiente.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024