Quinta, 11 de Setembro de 2025

Ministério da Justiça recebeu “dama do tráfico amazonense”

Luciane costuma circular por Brasília acompanhada da advogada Camila Guimarães de Lima e da ex-deputada estadual pelo Psol Janira Rocha (RJ)

13/11/2023 às 09h55
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dois secretários e dois diretores participaram de audiências com Luciane Barbosa Farias, conhecida como a “dama do tráfico amazonense”, em um período de três meses. Apesar das visitas, o nome de Luciane não consta das agendas oficiais da pasta chefiada por Flávio Dino.

A informação foi confirmada pelo Jornal O Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (13). Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, que era considerado o “criminoso número um” na lista de procurados pela polícia do Amazonas até ser preso em dezembro do ano passado. Luciane e o marido já foram condenados em segunda instância por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa.

No Ministério da Justiça, foi recebida como presidente de uma Ong de defesa dos direitos dos presos do Amazonas. O Ministério disse que as reuniões foram solicitadas pela Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal), com a presença de várias advogadas, e que Luciene, mulher do líder do Comando Vermelho, “não foi a requerente da audiência, e sim uma entidade de advogados”.

“A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes. Por não se tratar de assunto da pasta, a ANACRIM, que solicitou a agenda, foi orientada a pedir reunião na Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen)”, diz o comunicado.

Segundo o Estadão, Luciane costuma circular por Brasília acompanhada da advogada Camila Guimarães de Lima e da ex-deputada estadual pelo Psol Janira Rocha (RJ).

Ainda de acordo com o Estadao, Luciene esteve com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos de Flávio Dino, no dia 19 de abril. Em 2 de maio, ela se encontrou com Rafael Velasco Brandani, secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen).

Nesse mesmo dia, Luciane esteve também com mais duas autoridades dentro do Ministério da Justiça: Paula Cristina da Silva Godoy, titular da Ouvidoria Nacional de Serviços Penais (Onasp); e Sandro Abel Sousa Barradas, diretor de Inteligência Penitenciária da Senappen. Todos esses assessores foram nomeados por Dino e são cargos de confiança dele.

Mas não foras só os assessores do Ministério da Justiça que receberam, em Brasília, Luciane. Na Capital Federal em maio, a mulher de um dos líderes do Comando Vermelho, teve reuniões com mais aliados de Lula. Ela conversou, por exemplo, com o deputado Guilherme Boulos (Psol/SP) e com representante da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Além disso, pouso para foto ao lado do deputado federal André Janones (Avante/MG).

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários