Sexta, 20 de Setembro de 2024

Argentina :Javier Milei é eleito presidente com 56% dos votos

No primeiro turno, o placar foi de 36% dos votos para o candidato peronista e 30,4% dos votos para o candidato de direita

20/11/2023 às 09h15 Atualizada em 20/11/2023 às 09h18
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
 Foto: Agustin Marcarian/Reuters
Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Javier Milei foi eleito neste domingo (19) presidente da Argentina com 56% dos votos, contra 44% de seu rival, Sergio Massa. O segundo turno das eleições presidenciais do país vizinho levou 35,8 milhoes de pessoas às urnas, o menor número registrado desde 2007.

No primeiro turno, o placar foi de 36% dos votos para o candidato peronista e 30,4% dos votos para o candidato de direita. A eleição de Milei foi anunciada pelo candidato derrotado. Por volta das 20h15, mesmo sem resultados oficiais da apuração, Massa discursou em seu bunker político. Admitiu a derrota e informou já ter se comunicado com o candidato liberal. “Não era o resultado que esperávamos”, disse o peronista.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nascido em 22 de outubro de 1970 no bairro de Palermo, em Buenos Aires, Milei é economista e entrou na política em 2018 após ser notado pelos principais veículos de comunicação argentinos por seu discurso “liberal libertário”.

Mas foi em 20220 que ele conquistou notoriedade nacional. Suas principais ideias são dolarizar a economia argentina em fases, reduzir as despesas estatais e privatizar empresas públicas.

Milei entende que extinguindo as verbas trabalhistas rescisórias, será menos onerosa a contratação, o que ajudaria a combater o desemprego. E na área de segurança pública, tornar acessível o porte de armas aos cidadãos e militarizar as prisões.

Milei deverá assumir a Presidência da Argentina em dezembro. Durante o mandato, ele terá a companhia de sua parceira de chapa – e agora vice-presidente eleita – Victoria Villaruel. Aos 48 anos, a advogada está em seu primeiro mandato como deputada.

No sistema eleitoral argentino, enquanto vice-presidente, Victoria também desempenhará  a função de presidente do Senado da Argentina.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.

Continua após a publicidade

*Com informações Pleno News 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários