Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Guerra na Faixa de Gaza tem trégua com expectativa por saída de reféns

A contrapartida de Israel é libertar 150 palestinos, a maioria presos por ataques contra soldados israelenses

24/11/2023 às 08h02
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Faixa de Gaza amanhece com uma promessa de interrupção nos ataques entre Israel e Hamas. A trégua, que deve durar apenas quatro dias inicialmente, faz parte do acordo firmado entre israelenses e o grupo terrorista para permitir a libertação de parte dos reféns capturados no ataque de 7 de outubro.

A liberação do primeiro grupo de reféns está prevista para às 11h desta sexta-feira (24), no horário local. Ao todo, são 13 mulheres e crianças que vão deixar a Faixa de Gaza pela Passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Grupo com 12 a 13 pessoas serão liberados nos próximos três dias. Entre as 50 pessoas, há mulheres e pessoas com menos de 19 anos.

A contrapartida de Israel é libertar 150 palestinos, a maioria presos por ataques contra soldados israelenses. Nesse período de cessar-fogo, também é esperado o aumento de envio de ajuda humanitária para Gaza.

O trâmite esperado para a libertação dos reféns, como informou o governo do Catar, deve seguir o mesmo das outras quatro pessoas que receberam liberdade até o momento. Assim, os extremistas, após reunirem o grupo a ser libertado, devem entregar os reféns à Cruz Vermelha, que fará o transporte até a fronteira.

A trégua e a libertação dos capturados marca o início de um novo capítulo na guerra entre Israel e o Hamas, já que é a primeira vez que há um acordo entre as duas partes desde a escalada do conflito, no último dia 7 de outubro.

Na data, o Hamas empreendeu um ataque surpresa contra Israel, por via aérea, terrestre e marítima. A ação resultou em mais de 1,4 mil mortos, além de terem sido capturados mais de 240 reféns. Desde então, as forças de defesa israelenses têm realizado bombardeios e incursões terrestres na Faixa de Gaza, que já mataram mais de 14 mil pessoas.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Revista Oeste

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024