Rachadinha: Em áudio, Janones cobra salário de assessores e deputados cobram cassação do seu mandato
Deputado tentou justificar cobrança ao dizer que perdeu dinheiro com campanha para prefeito
27/11/2023 às 12h17
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
O deputado federal André Janones (Avante-MG) teria cobrado de seus assessores da Câmara que repassassem parte dos salários para que ele pagasse suas despesas pessoais, prática conhecida como rachadinha. O “pedido” aparece em um áudio que foi divulgado nesta segunda-feira (27). Com a denúncia, parlamentares já começaram a se articular para um pedido de cassação de Janones.
O deputado Nikolas Ferreira (PL/MG), em seu perfil no X (antigo Twitter) disse que conversou sobre o assunto com o líder do seu partido, Altineu Côtes.
Eles pretendem apresentar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma representação contra Janones pela “prática de rachadinha”, em seu gabinete, o que Nikolas chamou de “corrupção”. “Em áudio publicado pelo site Metrópoles, ele assume claramente a prática de desvio dos honorários dos seus servidores”, ressaltou o parlamentar.
Além disso, Nikolas avisou que a oposição também apresentará uma notícia-crime à PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre essa situação. “Sua cassação será uma questão de tempo”, afirmou Nikolas.
Já Carlos Jordy, líder da oposição na Câmara, também se manifestou nas redes sociais sobre o vazamento do áudio do deputado do Avantes.“Janones é gravado admitindo que faz rachadinha e assume em áudio que seus assessores vão ganhar um pouco mais para repassar valores para ele”, relatou o deputado. “Cassação é pouco para ele”.
Parlamentares como Luiz Philippe Orleans e Bragança (PL/SP) e Gustavo Gayer (PL/GO) também publicaram o áudio na íntegra.
Até às 11 horas desta quarta-feira (27), o nome de Janones está no topo dos assuntos mais comentados no X/Twitter, com cerca de 50 mil publicações.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.