Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Nesta quarta-feira Israel deve receber mais 10 reféns

O grupo extremista quer seguir com a trégua e continuar as trocas bilaterais

29/11/2023 às 07h57
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (29) o cessar-fogo entre Israel e o Hamas chega em seu 6º com a previsão de entrega de mais 10 reféns em troca de 30 presos acusados de terrorismo.

Na terça (28), o Hamas libertou 10 israelenses como parte das negociações na extensão do cessar-fogo. O grupo extremista quer seguir com a trégua e continuar as trocas bilaterais.

Ainda não foi marcado o horário de libertação dos reféns dessa 6º lista e, provável, última lista. As famílias das vítimas que serão soltas ainda nesta quarta-feira já foram notificadas pelo governo de Israel. Entre os 10 nomes, constam duas pessoas com cidadania russa.

Mousa Abu Marzouk, oficial da ala política do grupo terrorista, em comunicado à emissora pública palestina Kan, disse que a inclusão dos russos é um gesto de “agradecimento do Hamas pela posição adotada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin”. Não ficou claro se os dois também possuem cidadania israelense.

De acordo com o jornal israelense The Times of Israel, uma fonte próxima ao Hamas teria afirmado que o grupo terrorista está disposto a estender por mais quatro dias a trégua em Gaza. O acordo inicial previa 4 dias. Foram adicionados mais dois dias em troca de mais 10 reféns israelenses.

O acordo entre Israel e o Hamas tem sido intermediado pelo Catar, Egito e Estados Unidos. A trégua teve início na sexta-feira (24). Desde então, o número total de reféns libertados pelo Hamas é de 81 pessoas – 60 israelenses, todos mulheres e crianças, e 21 cidadãos estrangeiros.

Nove crianças permanecem como reféns em Gaza, a mais jovem delas é um bebê de apenas 10 meses. Ele teria sido entregue pelo Hamas a outro grupo terrorista palestino, dificultando a negociação para a libertação.

Em contrapartida, Israel teve de soltar  180 palestinos presos sob a acusação de terrorismo, entre eles, uma mulher bomba.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Revista Oeste

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024