A ministra Simone Tebet (MDB) não esconde de aliados que tem desejo em ser transferida para suceder o ministro Flávio Dino no Ministério da Justiça, após seu nome ser cotado para a pasta.
Segundo a coluna de Igor Gadelha do site Metrópoles, Tebet tem colocado uma condição. Conforme aliados, a emedebista gostaria que Lula separasse a Justiça e segurança em dois ministérios diferentes e a nomeasse apenas como ministra da Justiça.
Mas a avaliação de lideranças do MDB próximas a Tebet é de que a área de Segurança Pública é problemática e, por isso, tende a trazer desgastes para o futuro ministro que assumir a pasta.
Conforme aliados, Tebet avalia ter o perfil para assumir o Ministério da Justiça. A ministra é formada em Direito e já foi vice-governadora de Mato Grosso do Sul.
Diante da possibilidade de trocar de pasta, Tebet tem defendido publicamente a separação das atribuições do Ministério da Justiça e da Segurança Pública em duas pastas diferentes.
Simone Tebet também tem feito questão de demonstrar interesse na área. Apesar de controlar o Ministério do Planejamento, ela planejava participar, na terça-feira (5), do lançamento da nova edição do Atlas da Violência.
Além de Tebet, há vários outros cotados para suceder a Dino na Justiça. Entre eles, estão a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski e o advogado Marco Aurélio de Carvalho.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.