Sábado, 24 de Janeiro de 2026

BC da Argentina dificulta compra de dólares

A medida afeta, por exemplo, empresas que trabalham com a importação de produtos e insumos

11/12/2023 às 17h09
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (11), o Banco Central do país anunciou novas regras que limitam as operações no mercado de câmbio, ou seja, na compra de dólar. Agora, todas as operações passarão por análise da instituição.

A medida afeta, por exemplo, empresas que trabalham com a importação de produtos e insumos, que, além de precisar do aval do governo para importar, necessitam da autorização do BC para comprar dólares.

Segundo nota divulgada, o objetivo é “dar tempo à gestão do Poder Executivo para cumprir os procedimentos administrativos para a formação das novas autoridades e anunciar e implementar as políticas que serão executadas”.

Todas as operações serão previamente analisadas com base em critérios de prioridade, durante o período de transição para a nova gestão. A medida está sendo interpretada como um “feriado cambial” pela imprensa argentina.

O governo espera adiar a desvalorização da moeda argentina, com as novas regras. O mercado previa que a posse do novo presidente levaria a uma desvalorização do peso argentino em até 100%, com o preço do dólar atingindo um patamar entre 600 e 700 pesos. Na última quinta-feira (7), o mercado fechou em 364 pesos por dólar.

O anúncio do pacote de medidas econômicas do novo governo também foi adiado para terça-feira (12). Durante reunião em seu primeiro dia útil de mandato, Milei afirmou que vai fazer um “inventário geral       “do serviço público, com revisão de todos os contratos em vigor, e debateu, junto aos ministros, outras medidas para frear a crise econômica no país.

Manuel Adorni, porta-voz da presidência argentina, definiu como “o colapso da economia foi o título da reunião de gabinete”.

Milei tomou posse no último domingo (10) com a promessa de reconstruir as finanças públicas e a moral do país. O político ultraliberal tem propostas ambiciosas para tentar abaixar a inflação e pagar a dívida pública.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024