Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Após desejar 'ira de Deus' a Israel e infartar, deputado turco integra partido pró-Hamas

Hasan Bitmez é filiado ao Partido Saadet (Felicidade), que tem uma agenda anti-Ocidente e antissionista

14/12/2023 às 10h23 Atualizada em 14/12/2023 às 11h10
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após ter feito um discurso em que disse que Israel ‘não conseguiria escapar da ira de Deus’ e infartar nesta quarta-feira (13), o deputado turco Hasan Bitmez é filiado ao Partido Saadet (Felicidade), que tem uma agenda anti-Ocidente e antissionista.

A organização política também apoia abertamente os terroristas do Hamas e do Hezbollah, organizações que atuam na Palestina e no Líbano há anos. Esses dados constam no Centro de Informações sobre Inteligência e Terrorismo Meir Amit, de Israel.

O Saadet é o segundo principal partido islâmico da Turquia, atrás apenas do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), o qual o atual presidente turco, Recep Erdogan, lidera desde 2017.

Nas eleições da Turquia a sigla nunca conquistou um número de votos expressivo, mas mesmo assim tem poder de influência na política do país.

Seus representantes condenam as relações militares com Israel e os EUA, não querem que o país faça parte da União Europeia e pregam uma política externa e militar de confronto para defender as nações muçulmanas.

Um alto funcionário do partido classificou os terroristas do Hamas e do Hezbollah de "heróis", em 2006, e declarou que são um exemplo na luta para defender seus territórios. A ONU (Organização das Nações Unidas) também foi criticada por tentar desarmar essas organizações terroristas como parte de uma "agenda enganosa".

Em janeiro de 2010, Isma'il Haniyah, o chefe do Hamas na Faixa de Gaza, reuniu-se com o representante do Partido Saadet, Temel Karamollaoglu, o que foi mais uma demonstração da relação próxima entre o partido e a organização terrorista.

Dias após o ataque de 7 de outubro, Erdogan declarou apoio ao Hamas e se posicionou contra as ofensivas de Israel para capturar as lideranças da organização terrorista.

"O Hamas não é uma organização terrorista, é um grupo de libertação [...] que trava uma batalha para proteger as suas terras e o seu povo", afirmou o presidente da Turquia no início do conflito na região.

A fala do líder turco gerou reação do ministro das Relações Internacionais de Israel, Lior Haiat: "Israel rejeita de todo o coração as duras palavras do presidente turco sobre a organização terrorista Hamas".

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações R7

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024