O presidente da república Jair Bolsonaro (PL) fez uma aparição de cerca de 30 minutos no espelho d'água do Palácio da Alvorada para acompanhar a cerimônia da troca de bandeira.
A ação acontece um dia antes da diplomação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Sem discursar, Bolsonaro foi acompanhado por uma multidão de manifestantes que vestiam camisetas verde e amarela, seguravam bandeiras do Brasil e gritavam "presidente Bolsonaro", como apoio ao chefe do Executivo.
A cerimônia foi transmitida em uma live. Não houve tumulto. As pessoas assistiram à movimentação do outro lado do espelho d'água e pediam para que Bolsonaro se pronunciasse. Uma mulher chegou a oferecer o megafone para Bolsonaro discursar.
Visivelmente emocionado, ele estava acompanhado de seguranças. Uma criança foi trazida da multidão e desfilou pelo gramado, de mãos dadas com o presidente. Em seguida, foi entregue aos pais por um segurança que entrou na água.
Enquanto os soldados soavam as trombetas para hastear a bandeira, Bolsonaro levantou um dos braços, dando a entender que se mantinha firme. Acompanhou a troca da bandeira em posição de sentido.
Todos cantaram o hino nacional e depois Ibi Batista (PSD), que concorreu à Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal, e se identificou como pastor em Brasília há 35 anos, orou pelo Brasil, pedindo paz à nação. Todos o acompanharam no Pai Nosso.