Ricardo Lewandowiski aceitou o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será o novo ministro da Justiça. Na noite desta quarta-feira (10) o magistrado se reuniu com Lula e Flávio Dino.
Em abril de 2023 o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) se aposentou, depois de completar 75 anos. Ele vai substituir Flávio Dino, que assumirá uma cadeira no Supremo em fevereiro.
O anúncio da nomeação deve sair logo após o encontro dele novamente com o petista e Dino que deve ser feito logo após a reunião, na manhã desta quinta-feira (11). O encontro está marcado na agenda oficial do presidente.
O nome de Lewandowiski era o mais cotado nas últimas semanas para assumir o Ministério da Justiça. Ele era o nome favorito de Lula para assumir a pasta.
Ainda continua sem definição a divisão do ministério em dois. O presidente ofereceu o ministério completo a Lewandowiski, mas há quem defenda a entrega da Segurança Pública a Capelli, o que compensaria o PSB, que perde uma pasta importante com a saída de Dino.
Lewandowiski tem a confiança de Lula e o respeito dos ex-colegas do STF. Atualmente, além de advogar, o magistrado é presidente do Observatório da Democracia, da advocacia-Geral da União (AGU), e membro do Tribunal Permanente de Revisão do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles