Terça, 02 de Setembro de 2025
Publicidade

Seleção brasileira leva prêmio Fifa Fair Play por luta contra racismo

Outros dois jogadores brasileiros também subiram ao palco para receber seus prêmios

16/01/2024 às 09h45
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (14) a Seleção Brasielira de Futebol recebeu o prêmio Fifa Fair Play pelo seu gesto contra o racismo, com o troféu sendo entregue ao ex-lateral-direito Cafu, durante a cerimônia de gala ‘The Best’, realizada em Londres.

“Não há lugar para injustiça no mundo e o futebol pode nos levar à igualdade na sociedade. O futebol é uma das melhores ferramentas do mundo para a inclusão social. Vamos usar esta ferramenta para educar as pessoas para viverem num mundo de igualdade”, declarou Cafu, acompanhado por outros ex-jogadores brasileiros como Roberto Carlos e Ronaldo ‘Fenômeno’.

Em um amistoso contra a seleção de Guiné, em junho de 2023, a seleção brasileira trocou a tradicional camisa amarela pela preta em solidariedade ao atacante Vinícius Junior, que foi vítima de insultos racistas em jogos do Real Madrid.

De acordo com a Fifa, o Prêmio Fair Play “é concedido a um jogador, técnico, equipe, árbitro de partida, torcedor individual ou grupo de torcedores em reconhecimento ao seu comportamento exemplar de fair play, seja dentro ou fora do campo”.

O árbitro holandês Pol van Boekel e a equipe uruguaia sub-16 Montevideo City Torque também foram indicados ao prêmio.

Outros dois jogadores brasileiros também subiram ao palco para receber seus prêmios. Ederson, do Manchester City, eleito o melhor goleiro do ano, categoria em que competiu com o belga do Real Madrid, Thibaut Courtois, e com o marroquino do Al Hilal, Yassine Bounou.

Ederson venceu a Premier League, a FA Cup, a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa com os ‘Citizens’ na última temporada. Em dezembro passado, ele deu o toque final a um ano inesquecível ao conquistar o Mundial de Clubes após vencer a final contra o Fluminense.

E o prêmio Puskas de gol mais bonito foi para Guilherme Madruga, jogador do Botafogo-SP, por um golaço de bicicleta de fora da área.

“É um dia único para mim e com certeza vai ficar marcado na minha história e também na memória de todos que me acompanham desde o começo da minha trajetória”, declarou o jogador.

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Jornal de Brasília

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários