Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Argentina: Milei envia projeto para diminuir isenção de Imposto de Renda

O novo projeto de lei apresentado repõe o pagamento do imposto para aquele segmento de trabalhadores com o “objetivo de recompor as receitas fiscais eliminadas entre os meses de agosto e dezembro de 2023”

26/01/2024 às 08h09
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um projeto de lei que reverte as alterações aplicadas em 2023 quando foi cancelado o pagamento do Imposto de Renda para cerca de 800 mil trabalhadores e aposentados foi enviado para o Congresso pelo Governo de Milei.

De acordo com informações oficiais, o Imposto de Renda é um imposto nacional que é deduzido dos bens ou rendimentos obtidos durante o ano civil, ou seja, do salário dos trabalhadores na Argentina.

Quando era deputado, Javier Milei votou a favor da iniciativa do governo Alberto Fernández e, há algum tempo, chegou a afirmar em televisão aberta que antes de cobrar imposto cortaria o braço.

Agora, o novo projeto de lei apresentado repõe o pagamento do imposto para aquele segmento de trabalhadores com o “objetivo de recompor as receitas fiscais eliminadas entre os meses de agosto e dezembro de 2023”, conforme o texto da lei.

No país atualmente apenas quem recebe salários brutos superiores a 1.980 pesos paga Imposto de Renda, que no câmbio informal ou do dólar azul equivale a cerca de US$ 1.600.

Porém, a partir desta nova iniciativa, aqueles que recebem salários inferiores a esse valor também serão incluídos na nova lei.

A partir de 1º de janeiro, 1 º de abril, 1º de julho e 1º de outubro as atualizações dos valores do mínimo não tributável (base abaixo da qual este imposto não é pago) serão feitas.

Esses reajustes serão feitos de acordo com o Indec (Índice de Preços ao Consumidor do Instituto Nacional de Estatística e Censos), ou seja, o número oficial da inflação.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024