Quinta, 11 de Setembro de 2025

PF pede quebra de sigilo de Janones após ver indícios de ‘rachadinha’

A PF apontou que há inconsistências nos depoimentos dos assessores do deputado federal e ressaltou que a investigação deve ser aprofundada

30/01/2024 às 17h50
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A PF (Polícia Federal) pediu, nesta terça-feira (30), ao STF (supremo Tribunal Federal) a quebra do sigilo fiscal e bancário de André Janones (Avante/MG), após as investigações apontarem que existe indícios de ‘rachadinha’ no gabinete do deputado na Câmara dos Deputados.

“Há ocorrência de depósitos fracionados realizados em conta de André Janones, como possível subterfúgio para burlar a identificação da origem desses recursos bem como a comunicação das operações em espécie à unidade de inteligência financeira, com a efetivação de, pelo menos, nove depósitos”, ressaltou a PF.

Conforme a corporação, os depósitos teriam sido realizados entre 24 e 26 de julho de 2023.

A PF apontou que há inconsistências nos depoimentos dos assessores do deputado federal e ressaltou que a investigação deve ser aprofundada.

“Embora os assessores neguem envolvimento no esquema de ‘rachadinha’, as discrepâncias em seus depoimentos evidenciam a necessidade de um aprofundamento nas investigações. A análise conjunta das declarações obtidas nas oitivas com o conteúdo dos áudios (e com as diligências empreendidas) revela uma série de inconsistências e contradições”, pontuou a PF.

A corporação frisou que a quebra de sigilo vai possibilitar a verificação “divergente dos rendimentos legítimos, indicando o recebimento de valores não declarados e/ou a existência de patrimônio a descoberto”.

“Nesse contexto, o afastamento do sigilo bancário e fiscal se torna um passo essencial, pois possibilita um exame minucioso das transações financeiras e dos bens que possam ter vínculos com as práticas ilícitas em questão”.

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários