Quinta, 03 de Julho de 2025

Confira como o trabalhador pode atualizar contribuições para a aposentadoria do INSS

O rabalhador deve manter atualizados os dados do CNIS

05/03/2024 às 10h59
Por: Tatiana Lemes
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Foto: Reprodução
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De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social de dezembro, o tempo médio de concessão dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu para 50 dias. No mesmo mês, a fila de requerimentos em análise chegava a 1,5 milhão.

Para evitar demora na hora de pedir aposentadoria ou outros benefícios, o trabalhador deve manter atualizados os dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), documento que informa todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias.

Caso estejam faltando informações de contribuições realizadas e assinaladas em carteira de trabalho, há duas formas para regularizar o documento. 

"O trabalhador pode solicitar o acerto do CNIS ligando para a Central do INSS no telefone 135 ou procurando uma agência do INSS diretamente", explica o advogado Gustavo Bertolini.

"Feito o pedido de acerto pela central, o servidor abrirá uma tarefa que poderá ser acompanhada pelo aplicativo do INSS chamado 'Meu INSS'. Além disso, caso o INSS necessite, ele abrirá uma exigência nessa tarefa solicitando mais documentos. Esses documentos poderão ser juntados pelo sistema ou diretamente na agência", acrescenta Bertolini.

Para acompanhar se a empresa realmente está efetuando os recolhimentos para o INSS, o advogado orienta consultar o aplicativo “Meu INSS”, fazendo o download do documento CNIS. "Nele constará todas as contribuições do segurado efetuadas mensalmente pelos empregadores ou pelo próprio segurado em caso de recolhimento facultativo ou contribuinte individual", afirma.

Em nota, o INSS afirmou que o trabalhador deve ligar para a central 135 e solicitar o serviço “Atualizar Vínculos e Remunerações e Código de Pagamento”, segundo orientação da diretoria de tecnologia da informação do instituto.

Para acessar o extrato CNIS

• Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
• Faça login usando senha e usuário do gov.br
• Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”
• Clique em “Baixar PDF"

• Para atualização ou em caso de dúvidas, o trabalhador pode ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

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*Com informações R7

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