Lula não escapa das análises nem mesmo em Salvador. Em mais um episódio desta tendência implacável, uma pesquisa realizada nesta terça-feira (12), pela Atlas Intel, se junta à sequência que aponta a diminuição da popularidade do líder petista. O estudo aborda a disputa pela Prefeitura da capital baiana.
De acordo com a pesquisa, o atual prefeito Bruno Reis (União) seria reeleito em primeiro turno, com 51,4% dos votos. Geraldo Júnior (MDB) ocupa o segundo lugar, com 18,4% das intenções de voto, seguido por Kleber Rosa (PSOL), com 8,4%, e Luciana Buck (Novo), com 1,8%. Os votos brancos e nulos somam 11,2%, enquanto o índice de “não sei” é de 8,8%.
O que merece destaque é a queda de 57% para 50% na aprovação de Lula em Salvador, registrada em dezembro. A capital baiana, conhecida por sua afinidade com o líder petista, demonstra uma mudança significativa, uma vez que Lula venceu as eleições de 2022 na Bahia com 72% dos votos, perdendo apenas em dois dos 417 municípios do estado.
O índice de desaprovação de Lula seguiu em 37% em Salvador, mas o “não sei” foi de 6% para 13%. Foram ouvidos 809 eleitores de 4 a 7 de março e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.
Esta pesquisa se junta a uma série que destaca a queda na popularidade de Lula. Os resultados do levantamento da Ipec indicaram uma diminuição do entusiasmo pelo petista no Nordeste, que é tradicionalmente seu principal reduto eleitoral.
Ao mesmo tempo, a pesquisa da Genial/Quaest revelou uma redução na popularidade entre os evangélicos, após as críticas envolvendo uma referência ao Holocausto para comentar sobre Israel.
A própria Atlas já havia indicado, em uma análise específica sobre Lula, que a avaliação de seu governo piorou em todos os aspectos em 2024.
Além disso, o Datafolha divulgou, também nesta terça-feira, que a reprovação de Lula aumentou nove pontos na capital paulista.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*com informações O Antagonista