Segunda, 10 de Novembro de 2025

Preços dos alimentos registram um aumento que ultrapassa mais que o dobro da taxa de inflação em 2024

No mês de fevereiro, o aumento nos preços dos alimentos foi impulsionado principalmente por itens como cebola, batata-inglesa

15/03/2024 às 12h41
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O começo de 2024 apresenta desafios significativos para os brasileiros no âmbito da alimentação. Nos primeiros dois meses deste ano, o preço dos alimentos aumentou mais que o dobro da inflação acumulado no mesmo período. De janeiro a fevereiro, o aumento nessa categoria foi de 2,95%, em comparação com 1,25% do IPCA, o índice oficial da inflação.

No mês de fevereiro, o aumento nos preços dos alimentos foi impulsionado principalmente por itens como cebola, batata-inglesa, frutas, arroz e leite longa vida. O preço da batata-inglesa registrou um aumento de 38,24%, enquanto o da cenoura foi ainda mais significativo, alcançando uma alta de 56,99%.

Além dos dois itens que se destacaram com maiores aumentos, outros alimentos essenciais na dieta da população também tiveram aumentos significativos no primeiro bimestre de 2024. A banana prata registrou alta de 17,45%, o feijão carioca aumentou 15,27%, o feijão preto teve uma elevação de 11,95%, e o arroz subiu 10,32%.

Diante desse cenário de aumento de preços, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quinta-feira (14) que o governo está preparando medidas para incentivar o Plano Safra, visando aumentar a produção de alimentos. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governo federal espera uma redução nos preços dos alimentos até abril.

Teixeira explicou que o aumento nos preços dos alimentos se deve a questões climáticas, como o aumento da temperatura na Região Centro-Oeste e as chuvas na Região Sul.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários