Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Putin conquista sua quinta vitória nas eleições e permanecerá no poder até 2030

As eleições foram marcadas por acusações de repressão, levantadas por grupos de direitos humanos e veículos de comunicação proibidos no país

18/03/2024 às 08h41
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Num contexto eleitoral marcado por detenções, exílios e até fatalidades entre os opositores, o presidente russo, Vladimir Putin, triunfou nas eleições pela quinta vez consecutiva, garantindo sua permanência no poder até 2030. Segundo a TV estatal Russia-24, Putin obteve 87,67% dos votos.

De acordo com a entidade governamental, as eleições se estenderam por três dias, devido à extensa variedade de fusos horários no país, totalizando 11 distintos.

O país conta com 114 milhões de eleitores elegíveis, abrangendo também os ucranianos que vivem nas regiões sob ocupação militar de Putin, como Zaporizhzhia, Kherson, Donetsk e Luhansk.

Dentre os candidatos, havia outros três concorrentes, porém nenhum deles tinha uma chance real de vitória. Todos, aliás, já expressaram publicamente seu apoio a Putin e endossam a invasão à Ucrânia.

As eleições foram marcadas por acusações de repressão, levantadas por grupos de direitos humanos e veículos de comunicação proibidos no país. Muitos opositores foram detidos ou forçados ao exílio, e o líder da oposição, Alexei Navalny, faleceu em fevereiro enquanto estava sob custódia em uma prisão no Ártico.

Apesar do rígido controle estatal, alguns incidentes de vandalismo ocorreram em locais de votação, incluindo um ataque incendiário e o derramamento de substâncias nas urnas.

Com o resultado das eleições, Putin se torna o líder russo com o maior tempo na presidência. Ele ascendeu ao poder em 1999 e, ao fim deste novo mandato, terá completado 31 anos no cargo.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024