Quinta, 06 de Novembro de 2025

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública

A imunização acontecerá no período de 18 de março a 19 de abril

18/03/2024 às 11h40 Atualizada em 18/03/2024 às 11h59
Por: Tatiana Lemes Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), em colaboração com a coordenadoria de Imunização e o PSE (Programa Saúde na Escola), em conjunto com a SED (Secretaria de Estado de Educação), está promovendo a iniciativa 'Aluno Imunizado'. Esta estratégia visa alcançar crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade em Mato Grosso do Sul, e acontecerá no período de 18 de março a 19 de abril.

Segundo o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, a estratégia 'Aluno Imunizado' tem se firmado no Estado desde 2023. "Esta iniciativa é essencial para recuperar as altas coberturas vacinais observadas anteriormente. A colaboração entre os setores de saúde e educação tem gerado resultados positivos, e estamos otimistas em relação à campanha de 2024. Este ano, uma novidade é que a campanha será acompanhada de incentivos financeiros para os municípios e o Estado, destinados ao custeio das ações, por meio do Ministério da Saúde", afirmou Frederico.

A ação tem como objetivo promover a integração e a comunicação entre UBS (Unidade Básica de Saúde) e escolas, de forma a ampliar o alcance de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis para a adoção de estratégias de vacinação no âmbito escolar.

Para a gerente Atenção à Saúde do Adolescente da SES e técnica do PSE, Carla Costa, o PSE tem como um dos seus eixos a verificação da situação vacinal e a estratégia ‘Aluno Imunizado’ é uma ótima oportunidade para compartilhar as informações sobre as vacinas e sensibilizar a todos sobre a importância de manter as cadernetas ou cartões de vacinação atualizados.

“É uma ação fundamental porque busca conscientizar não só os alunos, mas as escolas, as famílias e toda a comunidade sobre a importância da vacinação como forma de prevenção, proteção, autocuidado e preocupação com o outro, garantindo assim que todos, mas principalmente nossas crianças, adolescentes e jovens, estejam realmente protegidos”, explica Carla.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde. As crianças e adolescentes deverão ter a autorização dos pais para a aplicação das vacinas em ambiente escolar.

A estratégia abrangerá tanto escolas estaduais quanto municipais, conforme o cronograma municipal enviado à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Cada município será encarregado de coordenar a comunidade escolar, bem como de estabelecer o fluxo e os documentos necessários para a vacinação dos alunos nas escolas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários