Quarta, 10 de Setembro de 2025

Por unanimidade, Chiquinho Brazão é expulso do União Brasil

decisão foi tomada após a prisão do parlamentar no último domingo (24)

25/03/2024 às 08h23
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Comissão Executiva Nacional do União Brasil aprovou, por unanimidade, o pedido de expulsão e o cancelamento da filiação partidária do deputado federal Chiquinho Brazão. Essa decisão foi tomada após a prisão do parlamentar no último domingo (24), quando a Polícia Federal o identificou como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Em nota o partido disse: “Embora filiado, o parlamentar já não mantinha nenhum relacionamento com o partido e havia pedido ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar”.

A decisão da Executiva Nacional indica que Brazão violou pelo menos três condutas ilícitas conforme o artigo 95 do Estatuto: envolvimento em atividades políticas contrárias ao Estado Democrático de Direito, ao Regime Democrático e aos interesses partidários; negligência no cumprimento dos deveres relacionados às funções públicas e partidárias; e perpetração de violência política contra a mulher.

“O União Brasil repudia de maneira enfática quaisquer crimes, em especial os que atentam contra o Estado Democrático de Direito e os que envolvem a violência contra a mulher. A direção do partido manifesta profunda solidariedade às famílias de Marielle e Anderson”, afirma a nota.

O avião que transportava os suspeitos identificados como os possíveis mandantes do assassinato de Marielle chegou a Brasília por volta das 16h deste domingo (24). Eles foram detidos na manhã de hoje no Rio de Janeiro e permanecerão detidos na penitenciária federal da capital do país durante a noite.

Nesta segunda-feira (25), está agendada a transferência dos investigados para unidades de segurança máxima em Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS). As autoridades de segurança ainda não divulgaram para qual prisão cada suspeito será encaminhado.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações R7

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários