Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Israel retaliou ao ataque perpetrado pelo Irã

De acordo com a imprensa iraniana, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos

19/04/2024 às 07h49
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na quinta-feira (18), drones foram abatidos enquanto sobrevoavam uma região com instalações nucleares. Até agora, nem Israel nem o Irã emitiram declarações oficiais sobre o incidente.

A mídia iraniana noticiou explosões em Isfahan. De acordo com uma reportagem do jornal "The New York Times", citando um oficial norte-americano, os Estados Unidos afirmaram que Israel realizou um ataque contra o Irã na noite de quinta-feira (18). O jornal mencionou que autoridades israelenses confirmaram o ataque sob condição de anonimato. Explosões foram ouvidas nas proximidades de uma base militar.

No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones em um ataque sem precedentes contra Israel. Desde então, o governo israelense estava considerando uma resposta militar.

De acordo com a imprensa iraniana, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos. A região, localizada a 450 km de Teerã, possui instalações nucleares. O espaço aéreo foi temporariamente fechado e voos foram cancelados.

Uma autoridade iraniana confirmou que não ocorreu nenhum ataque com mísseis e afirmou que o sistema de defesa aérea foi ativado. As explosões ouvidas na região, segundo essa autoridade, são resultado da ativação do sistema de defesa.

Um militar do Irã declarou que nenhum dano foi causado. A imprensa local também relatou que as instalações nucleares iranianas permanecem intactas.

Outro oficial militar de alto escalão, entrevistado pela agência Reuters, afirmou que o Irã não planeja uma retaliação imediata contra Israel, devido à falta de clareza nas circunstâncias do ataque.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.

Funcionários dos Estados Unidos informaram à Reuters que o país não está envolvido no ataque, porém foi notificado por Israel sobre a ação.

Além do Irã, a agência estatal de notícias da Síria relatou que o país foi alvo de um ataque de mísseis contra suas bases de defesa aérea nesta sexta-feira (19). A agência atribuiu a responsabilidade pelo bombardeio a Israel.

Até o momento desta atualização, Israel e Irã ainda não haviam se pronunciado oficialmente sobre o assunto.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024