Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Zelensky alerta que um encontro entre Lula e Putin seria um grande erro

Zelensky também mencionou que não visitou o Brasil porque não recebeu um convite oficial

19/04/2024 às 08h04
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Durante uma entrevista a jornalistas brasileiros em Kiev, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que um encontro entre Lula e Vladimir Putin, na Cúpula do Brics, seria um grande erro.

“Seria um grande erro porque nós temos que isolar Putin politicamente. Ele precisa sentir que cometeu erros históricos ao atacar a Ucrânia e iniciar a guerra. E quando um líder se reúne com ele, dá legitimidade [a Putin]. Acho que isso é um grande erro”, falou Zelensky.

Durante a entrevista, Zelensky também mencionou que não visitou o Brasil porque não recebeu um convite oficial. Ele reiterou seu desejo de receber Lula na Ucrânia e o convidou para participar da Cúpula da Paz, marcada para junho, na Suíça, a pedido do presidente ucraniano.

Apesar de considerar um erro se aproximar da Rússia, Zelenski afirmou que a relação com o governo Lula melhorou depois do encontro às margens da Assembleia-Geral da ONU no ano passado, em Nova Iorque. Antes disso, eles haviam tentado, sem sucesso, se reunir durante a Cúpula do G-7, em Hiroshima, no Japão. Na época, Brasil e Ucrânia deram versões diferentes para o desencontro, o que foi ironizado por Zelensky.

A Cúpula do Brics deste ano será realizada na cidade de Kazan, na Rússia, com o evento agendado para outubro.

Embora a agenda oficial para outubro ainda não tenha sido divulgada, Lula confirmou sua participação na Cúpula do Brics ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante a visita deste último ao Brasil em fevereiro para a reunião do G-20.

Lula também sugeriu que Putin poderia visitar o Brasil para a Cúpula do G-20 sem preocupações quanto a ser detido, apesar de estar sujeito a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional, do qual o Brasil é signatário. O governo tem sustentado a argumentação de que Putin possui imunidade devido ao seu status de chefe de Estado.

O líder do Partido dos Trabalhadores tentou se posicionar como mediador no conflito, porém enfrentou duras críticas ao equiparar as responsabilidades da Ucrânia (país invadido) e da Rússia (país invasor) no conflito, além de sugerir que os Estados Unidos e seus aliados da Otan estariam prolongando a guerra por meio do fornecimento de ajuda militar a Kiev.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Agência Estado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024