Sábado, 08 de Novembro de 2025

Lula lança Desenrola para MEIs e programa de crédito nesta segunda-feira

O Desenrola para microempresas faz parte do programa Acredita, que busca reestruturar o mercado de crédito

22/04/2024 às 08h49
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta segunda-feira (22 o programa Acredita em um evento no Palácio do Planalto. O programa visa reestruturar o mercado de crédito no país.

Com o intuito de alcançar esse objetivo, serão estabelecidas linhas de crédito destinadas a diversos setores, incluindo microempreendedores individuais e microempresas. Uma delas é o Procred 360, direcionado a microempreendedores individuais (MEI) e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil.

Também fará parte do pacote o Desenrola Pequenos Negócios, baseado no Desenrola Brasil. A proposta é renegociar dívidas de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Desde novembro do ano passado, o governo vem discutindo a iniciativa, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, mencionando-a.

Posteriormente, em janeiro deste ano, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, confirmou a realização dessa medida. França destacou que, dentre os 15 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no país, 7 milhões possuem dívidas com o governo.

Muitos pequenos empresários recorreram ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em 2020, durante os estágios iniciais da pandemia, para obter empréstimos. No entanto, agora, enfrentam dificuldades para pagar suas dívidas e ficaram inadimplentes.

Lançado em 2023, o Desenrola Brasil é o programa do governo federal destinado à renegociação de dívidas de pessoas físicas. Seu objetivo é permitir que os brasileiros endividados limpem seus nomes e recuperem seu poder de consumo. Originalmente programado para encerrar em dezembro do ano passado, o programa foi estendido até maio.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários