Domingo, 16 de Novembro de 2025
Publicidade

Onda de calor se aproxima de MS: Temperaturas até 5°C acima da média prevista

Essa onda de calor é resultado de uma área de alta pressão na média atmosfera, que atua como um bloqueio atmosférico

23/04/2024 às 08h36
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Saul Schramm
Foto: Saul Schramm

O clima em Mato Grosso do Sul está prestes a mudar drasticamente. Após o período de frio e chuvas, uma onda de calor está se aproximando e promete elevar as temperaturas até 5°C acima da média entre esta terça-feira (23) e o dia 2 de maio. Isso representa uma mudança significativa, já que normalmente o mês de abril é caracterizado por temperaturas mais amenas.

Segundo informações do ClimaTempo, essa onda de calor é resultado de uma área de alta pressão na média atmosfera, que atua como um bloqueio atmosférico. Essa condição favorece a permanência do ar seco e quente, impulsionando o aumento das temperaturas.

A previsão indica que nos próximos dias, essa área de alta pressão na média atmosfera se fortalecerá sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, deslocando-se gradualmente para o leste e sudoeste do país. Prepare-se para dias quentes e secos pela frente.

“Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequência de dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente”, diz o monitoramento.

Uma das características desse sistema é a intensificação do ar de cima para baixo, o que inibe a formação de nuvens e promove o calor intenso. Tais condições irão contribuir para um aumento das temperaturas acima da média durante o outono, período em que normalmente se espera uma queda nas temperaturas.

“A falta de uma massa de ar frio forte o suficiente para provocar uma mudança significativa nas condições climáticas mantém o domínio do ar quente sobre grande parte do país”.

Isso significa que, em Campo Grande, onde as temperaturas deveriam ser mais amenas e próximas da máxima de 29°C, os termômetros podem atingir mais de 35°C.

“Esses valores representam uma redução em relação às médias registradas em meses anteriores, refletindo as condições climáticas mais amenas típicas desta época do ano. No entanto, mesmo com essa diminuição nas médias, a ocorrência de ondas de calor, como a prevista para o final de abril de 2024, pode desafiar essa tendência”, destaca o ClimaTempo.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a semana em Campo Grande será caracterizada por escassas ou mesmo ausentes precipitações, embora haja a possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas máximas variarão de 33°C a 37°C ao longo da semana, alcançando o pico de calor no sábado (27).

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários