Quarta, 10 de Setembro de 2025

Após conflitos com o MST, vice-líder do governo Lula na Câmara renuncia ao cargo

A exoneração do parlamentar do cargo foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22)

23/04/2024 às 09h53
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Podemos
Foto: Divulgação/Podemos

O deputado Dr. Victor Linhalis (Podemos/ES) optou por renunciar ao cargo de vice-líder do governo na Câmara devido a discordâncias com o Palácio do Planalto em relação a um projeto de lei do qual é relator, que aborda invasões do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A exoneração do parlamentar do cargo foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22).

Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Linhalis é visto ao lado do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP/PR), defendendo restrições para os membros de movimentos sem-terra que invadem terras. Na legenda da postagem, Linhalis declara: ‘Não toleramos invasões de terras! É fundamental assegurar o direito à propriedade daqueles que produzem alimentos e sustentam o país”.

No vídeo, Lupion elogia Linhalis e atribui a ele a aprovação do regime de urgência para o projeto que penaliza os membros do MST que invadem terras com a retirada de programas sociais do governo.

“Eles fazem a balburdia na sociedade, crimes, esbulho possessório, invasão da propriedade privada e agente dá a reposta aqui no Parlamento, metendo 400 votos em cima dos vermelhos, em cima da oposição, graças a caras como esse”, diz Lupion.

Essa discordância de pontos de vista em relação à questão da segurança jurídica no campo resultou na decisão conjunta de Linhalis e seus colegas de renunciar à vice-liderança do governo Lula na Câmara. Enquanto o deputado advoga pelo fortalecimento da legislação e pela segurança jurídica para os produtores rurais em relação às invasões de terras, a liderança do governo adota uma posição oposta. Atualmente, o governo Lula conta com 19 vice-líderes na Câmara, responsáveis por auxiliar na articulação dos projetos de interesse do Planalto. Com a saída de Linhalis, esse número será reduzido para 18. O líder do governo na Casa é o deputado José Guimarães (PT/CE).

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Terra Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários