
Nos próximos dias, uma condição meteorológica conhecida como anticiclone, ou zona de alta pressão, dominará parte do Brasil, impactando diretamente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Caracterizado por uma massa de ar seco e quente, o sistema atuará como uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e provocando um aumento das temperaturas.
A meteorologista do Inmet (instituto Nacional de Meteorologia), Andrea Ramos, explica que o anticiclone é uma área de alta pressão que mantém o ar seco e quente em sua área de influência, inibindo a formação de nuvens de chuva. Esse padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Prevê-se que o anticiclone se fortaleça nos próximos dias sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, antes de migrar para o Sudeste entre o final de abril e início de maio. Devido à sua natureza descendente, o anticiclone impede a ascensão do ar seco e quente.
Onda de calor
Segundo as previsões da Climatempo, o Brasil está prestes a enfrentar outro episódio de onda de calor, mesmo durante o outono. Caso se confirme, esta será a quarta vez que o país registra temperaturas recordes desde o início de 2024.
As regiões mais afetadas serão Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, centro-oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso e áreas de Goiás. Alertas de perigo potencial para baixa umidade do ar foram emitidos para algumas regiões desses estados, com umidade relativa variando entre 30% e 20%.
Apesar da média de temperatura em São Paulo para abril estar abaixo do normal, a previsão da Climatempo indica máximas de 32ºC no domingo (28) e na segunda-feira (29). A tendência é que as temperaturas permaneçam elevadas até o dia 2 de maio.
Pouca chuva nos próximos dias
Com o Brasil em transição para o período de seca, não são esperadas chuvas significativas na maior parte das regiões nos próximos dias, de acordo com o Inmet. As chuvas ficarão restritas aos extremos do Brasil.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.