
Com previsão de temperaturas acima da média, especialmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e Centro-Oeste, e máximas alcançando os 39ºC no Rio de Janeiro, o calor intenso continua a ser a marca do clima. Enquanto isso, no Sul do país, espera-se chuvas fortes devido a um bloqueio atmosférico em curso. Segundo o Climatempo, esse fenômeno, que impede a chegada de frentes frias ao Centro-Oeste, deve persistir até quinta-feira (2/5).
Além do calor, a chuva tem sido protagonista neste final de abril, superando a média climatológica para o mês em 12 capitais brasileiras. Salvador se destaca, com um acumulado de quase 800 milímetros até quinta-feira (25), tornando abril de 2024 o mais chuvoso em 51 anos na capital baiana. A previsão indica continuidade da chuva na região durante o fim de semana.
Metade das capitais que já ultrapassaram a média de chuva para o mês estão nas regiões Norte e Nordeste do país. Segundo a especialista em meteorologia Maria Clara Sassaki, esses altos índices pluviométricos são consequência da forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico.
A ZCIT, caracterizada pelo encontro de ventos na região do Equador, é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela ocorrência de chuvas em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, de acordo com o Inmet. Durante os meses de março e abril, esse sistema se aproxima ao máximo da costa norte do país, intensificando as precipitações nessas áreas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.