Domingo, 16 de Novembro de 2025
Publicidade

Caos em São Martinho da Serra: Tornado arrasa zona rural do RS

Apesar da intensidade do fenômeno, felizmente não houve relatos de feridos

29/04/2024 às 11h42 Atualizada em 29/04/2024 às 12h56
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No último sábado (27), um tornado devastou a zona rural do município de São Martinho da Serra, localizado no interior do Rio Grande do Sul, conforme registrado por moradores em vídeos. Apesar da intensidade do fenômeno, felizmente não houve relatos de feridos. Segundo informações do MetSul, o tornado ocorreu em meio a uma instabilidade atmosférica causada pela passagem de uma frente fria, que também provocou chuvas intensas na região. A meteorologista Estael Sias destacou que as condições climáticas eram propícias para a formação de tornados, alertando para a importância da prevenção em situações semelhantes.

“Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados. Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera”, disse ela ao MetSul.

A formação do tornado foi influenciada pela presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento forte localizado entre 1000 e 1500 metros de altitude. Esta condição meteorológica é frequentemente associada à ocorrência de tornados no Rio Grande do Sul, destacando a relevância desse fenômeno para a geração desses eventos climáticos na região.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul relatou que o município enfrentou uma tempestade de chuvas acompanhada por fortes ventos, resultando em danos materiais na rede elétrica. Atualmente, todo o estado está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido às tempestades. Na região sul do estado, onde se localiza São Martinho da Serra, o alerta emitido foi classificado como laranja, indicando um nível de perigo elevado.

Em algumas cidades, os índices de precipitação no sábado ultrapassaram os 100 mm, como em Quaraí (170,8 mm) e Pedro Osório (113,6 mm). Capão do Leão e Arroio Grande também registraram volumes significativos de chuva, com Arroio Grande relatando pelo menos 18 pessoas desalojadas devido às condições climáticas adversas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Terra Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários