Domingo, 14 de Setembro de 2025

Supremo forma maioria e barra orçamento secreto com voto de Lewandowski

Para o ministro, o Congresso buscou travar com a Corte um diálogo com muito esforços

19/12/2022 às 10h40 Atualizada em 19/12/2022 às 15h22
Por: Fonte: CNN
Compartilhe:
Ministro Ricardo Lewandowski voto para derrubar emendas
Ministro Ricardo Lewandowski voto para derrubar emendas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta segunda-feira (19), para declarar a inconstitucionalidade das indicações de despesas por deputados e senadores para o chamado Orçamento Secreto.

O voto decisivo foi do ministro Ricardo Lewandowski, que acompanhou o entendimento da relatora da ação, ministra Rosa Weber. O placar está em 6 a 4. Ainda falta Gilmar Mendes a votar. 

A sessão desta segunda-feira começou às 9h, horário de Brasília. Para o ministro, o Congresso buscou travar com a Corte um diálogo a partir das iniciativas dos presidentes do Congresso com esforços muito grandes.

“No entanto, quero adiantar, apesar dos esforços, o Congresso não conseguiu se adequar ao que exige a Suprema Corte no que tange aos parâmetros constitucionais que devem enquadrar as iniciativas processo orçamentação. Embora a nova resolução tenha representado grande avanço, a experiência legislativa revela que as normas não foram capazes de evitar a preponderância dos poderes não institucionais do relator do orçamento”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários