O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu a diplomação nesta segunda-feira (19/12), assim como todos os candidatos eleitos pelo estado para o Congresso Nacional e para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Tarcísio foi recebido pela plateia com muitos aplausos e aos gritos de “mito”, como os patriotas se referem ao presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiador do governador eleito.
Deputados como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP) e Rosângela Moro (União-SP) também foram diplomados
A advogada e esposa do ex-juiz Sergio Moro (União-PR), eleito senador, mudou o domicílio eleitoral de Curitiba para São Paulo este ano para disputar a eleição.
Diplomação
Na diplomação, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) legitima o resultado das eleições e confirma que quem foi eleito está “apto a tomar posse do cargo”.
Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SP, Paulo Galizio, disse não admitir “pressões ou ameaças” ao processo eleitoral – em recado direto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e os recentes questionamentos ao funcionamento das urnas eletrônicas.
Candidatos que tiveram as contas eleitorais contestadas pela Justiça Eleitoral, como 19 dos 40 deputados mais votados de SP, não são impedidos de serem diplomados.