Sábado, 27 de Julho de 2024
Publicidade

RS e SC sob alerta: Massa de ar polar traz risco de geadas e chuvas fracas

Massa de ar polar atinge Rio Grande do Sul e Santa Catarina, enquanto outras regiões do país enfrentam mudanças climáticas significativas

15/05/2024 às 12h23
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma massa de ar polar está em rota de colisão com o Sul do Brasil, sinalizando uma queda brusca nas temperaturas e a possibilidade de geadas em várias regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de "Perigo" para geadas no Sul, com temperaturas mínimas previstas entre 3°C e 0°C. Na região da Campanha e Serra do Sudeste, as mínimas podem chegar a cerca de 2°C. A passagem da frente fria também pode trazer chuvas fracas isoladas para São Paulo e o Rio.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na capital gaúcha, Porto Alegre, o ar frio e seco ganha força, prevendo-se mínimas entre 0°C e 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns locais. Enquanto isso, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a onda de calor está enfraquecendo, mas ainda há áreas com temperaturas elevadas.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, destaca que há tendência de as temperaturas chegarem a 0°C nesta quarta-feira. As chuvas devem retornar ao estado gaúcho, do centro ao norte, na quinta-feira (16), mas sem volumes expressivos. Já na sexta-feira (17), um novo sistema frontal pode provocar chuvas fortes, com trovoadas e rajadas de vento, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, outras regiões do país também enfrentam mudanças climáticas significativas. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul registrou uma virada no tempo com a entrada de ar frio e umidade. Nas áreas do Norte, o calor e a alta umidade devem provocar pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados significativos em algumas regiões, enquanto o Nordeste enfrenta alertas de chuvas intensas em várias localidades.

Diante desse cenário meteorológico complexo, o Inmet reforça a importância de monitorar os alertas e orientações das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar da população em todas as regiões afetadas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários