Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao Rio Grande do Sul acompanhado de uma comitiva, contudo, sem a presença dos líderes do Congresso Nacional e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), que recusaram o convite. A recusa foi justificada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, devido a compromissos nas sessões plenárias agendadas para o dia.
Pacheco permanecerá em Brasília para conduzir a votação do projeto de lei que renegocia a dívida do Rio Grande do Sul com a União. Aprovado na Câmara nesta terça-feira (14), o texto será apreciado pelos senadores ainda nesta quarta.
A comitiva de Lula para o estado gaúcho é composta por 18 pessoas, além do próprio petista e sua esposa, Janja da Silva. Entre as autoridades presentes estão ministros, os comandantes das Forças Armadas, o diretor da Polícia Federal e o presidente da CONAB.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também integra a comitiva, representando o Poder Judiciário. Com a ausência dos líderes do Legislativo, apenas esse poder não está representado na terceira visita de Lula ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Pleno News