
A partir da próxima segunda-feira (27), a Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, iniciará suas operações para voos comerciais, tanto de passageiros quanto de cargas. A decisão foi aprovada em reunião extraordinária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última segunda-feira (20).
A medida emergencial busca atender à demanda de transporte aéreo no estado, que enfrenta dificuldades decorrentes das fortes chuvas e enchentes que causaram o fechamento do Aeroporto Salgado Filho por tempo indeterminado.
Com a autorização da Anac, a Fraport Brasil, operadora do terminal, será responsável pela administração das operações aéreas civis em Canoas. O processo de embarque e desembarque de passageiros ocorrerá em um local temporário, o Terminal ParkShopping Canoas.
Este terminal provisório conta com infraestrutura adequada para as companhias aéreas realizarem o check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros. Equipamentos de raio X, pórticos detectores de metal e equipamentos para inspeção de passageiros e bagagens de mão foram instalados, sob supervisão da Polícia Federal, conforme exigido pela legislação aeroportuária.
Os passageiros deverão se apresentar no terminal pelo menos três horas antes do voo, com o processo de embarque encerrando-se uma hora e meia antes da partida. Após esse horário, não será permitido o ingresso na sala de embarque.
O acesso dos passageiros à Base Aérea será exclusivo para aqueles que realizaram os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas, sendo realizado por ônibus identificados pela Fraport Brasil. Os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea.
Com essa iniciativa, mais de 130 voos serão operados para acesso ao Rio Grande do Sul, ampliando as opções de transporte aéreo para a região. Além de Canoas, a malha comercial atende aos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Florianópolis e Jaguaruna.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações R7