Quinta, 13 de Junho de 2024
Publicidade

Cidadania e Educação lançam capacitação para atuar em Grêmio Estudantil no Estado

Pela primeira vez alunos da rede estadual de ensino terão formação específica para atuar no Grêmio Estudantil. Nesta quarta-feira (29) o Governo do...

28/05/2024 às 14h03 Atualizada em 28/05/2024 às 18h36
Por: WK Notícias Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Pela primeira vez alunos da rede estadual de ensino terão formação específica para atuar no Grêmio Estudantil. Nesta quarta-feira (29) o Governo do Estado - através da Secretaria de Estado da Cidadania e da Secretaria de Estado de Educação - lança a formação “Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”, no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, às 8h.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em março deste ano, estudantes foram às urnas para eleger as chapas dos 337 grêmios em todo o Estado. A formação é uma iniciativa da Cidadania, SED e Fadeb, com apoio do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul, Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e outras instituições estudantis. 

As agremiações têm um papel fundamental na defesa dos interesses individuais e coletivos, porque representa a voz dos estudantes na escola e permite que eles exercitem a cidadania, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar. 

Titular da SED (Secretaria de Estado de Educação), Helio Daher ressalta o quão importante o curso é para a formação dos estudantes que vão atuar nos grêmios.

“Este curso tem objetivo de prepará-los pra atuar como representantes de todos os estudantes que votaram em vocês. É o exercício de cidadania, e acima de tudo, o exercício dos direitos e deveres que vocês, enquanto representantes, têm que ter ao cuidar e falar em nome daqueles que apontaram vocês como representantes”, pontua.

Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz explica que a capacitação vai fortalecer os Grêmios Estudantis e promover o desenvolvimento dos jovens aqui em Mato Grosso do Sul. 

>Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz fala sobre Cidadania. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)
>Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz fala sobre Cidadania. (Foto: Paula Maciulevicius/Cidadania)

“Nesta formação vamos mergulhar nos marcos legais e históricos dos grêmios estudantis, além de compartilhar depoimentos reais com estudantes e diretores que possuem essa experiência. Queremos mostrar como os grêmios podem fazer uma baita diferença na nossa escola e comunidade escolar, tornando-a mais participativa e democrática”, resume Jessé.

Continua após a publicidade

Dividida em módulos, a capacitação será feita on-line, para todas as escolas onde foram eleitos os grêmios estudantis, com apoio dos professores da Coordenadoria de Práticas Inovadoras da SED. 

“O material ainda vai abordar habilidades, competências e protagonismo juvenil, e provocar a discussão sobre como cada membro do grêmio pode liderar iniciativas que impactam positivamente não só na escola, mas em toda a comunidade ao redor, e como se tornar um cidadão ativo para ajudar construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, completa Jessé.

O lançamento oficial será transmitido on-line para todos os 337 grêmios estudantis a partir do auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande. 

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Ricardo Agra/SED

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários