
Mato Grosso do Sul registrou geada nesta quarta-feira (29), durante a madrugada mais fria do ano. A temperatura mais baixa foi de 1,9ºC em Amambai, no extremo sul do Estado, com sensação térmica de 0,7ºC. Em Campo Grande, a temperatura chegou a 9,5ºC e a sensação térmica foi de -1,3ºC, exatamente às 5h.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), diversos outros municípios também registraram temperaturas baixas, indicativas da possibilidade de geada. As condições meteorológicas, como baixa umidade do ar e pouca nebulosidade, contribuíram para a formação do fenômeno.
O meteorologista do Inmet, Heráclio Alves de Araújo, explicou que municípios com temperatura abaixo de 5ºC podem ter registrado geada, mas ressaltou que o fenômeno é principalmente visual e depende das condições climáticas específicas.
Natálio Abrão, outro meteorologista, apontou que geada também pode ter ocorrido em outras cidades, como Aral Moreira, Juti, Laguna Carapã, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Sidrolândia.
Para o restante do dia, o céu deve permanecer com algumas nuvens em Campo Grande, com máxima de 19ºC. Na véspera de Corpus Christi, os termômetros devem variar entre 11ºC e 23ºC, enquanto na sexta-feira a mínima será de 13ºC e a máxima de 24ºC.
Regiões como o sul e o pantanal do Estado devem ter máximas não superiores a 16ºC, enquanto em outras áreas, como Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Bonito, as máximas ficarão entre 17ºC e 18ºC.
O tempo mais frio e firme é resultado da atuação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico, que impulsiona o avanço do ar mais seco e frio para a região sul do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.