
Enquanto o feriado de Corpus Christi se aproxima, os moradores de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de agendar a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CNI), o novo RG, a partir desta quinta-feira (30). Mesmo com o feriado, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) disponibilizará vagas de agendamento para os próximos dois meses: junho e julho. As vagas serão destinadas para Campo Grande e algumas cidades do interior do estado.
Como realizar o agendamento?
Os agendamentos serão feitos exclusivamente online no site da emissão na Sejusp, com vagas disponíveis para junho e julho. Os interessados devem seguir os seguintes passos:
Após o agendamento, uma confirmação será enviada por e-mail. No dia agendado, é necessário levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.
Alerta e novidades sobre o novo RG
A Sejusp orienta que apenas pessoas com RG com mais de 20 anos, perdido ou furtado, tentem fazer a CNI, visando desafogar a demanda de agendamentos. O RG atual continua válido até 2032.
A nova identidade seguirá padrões internacionais e será impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa a partir de 2024 seja impressa em cartão. Conforme a lei federal, o prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para idosos acima de 60 anos a validade será indeterminada.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.