Clientes da Caixa Econômica Federal usaram as redes sociais para expressar insatisfação com os atrasos no pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) deste ano. Embora o banco tenha liberado o lote em 31 de maio, muitos contribuintes enfrentaram dificuldades para receber o crédito.
A Caixa adotou o Pix como opção prioritária para a restituição, mas não detalhou as razões dos atrasos. Em um comunicado oficial, a instituição informou que o pagamento está em fase final de regularização. No último domingo, várias publicações no perfil oficial da Caixa no Instagram mostraram comentários de pessoas ainda aguardando o depósito da restituição.
Uma contribuinte relatou que a central de atendimento ao cliente mencionou um erro sistêmico que afetou mais de 900 mil pessoas. Alguns beneficiários receberam o valor no sábado ou na madrugada de domingo, mas muitos continuam sem a restituição. A Caixa esclareceu que a maioria dos clientes já teve o depósito efetivado e orientou acompanhar o crédito por meio do extrato das contas nos aplicativos ou Internet Banking.
Segundo a Receita Federal, cerca de 5,5 milhões de contribuintes foram contemplados no primeiro lote de restituição, totalizando R$ 9,5 bilhões, o maior montante já pago pelo Fisco em um único lote. Esse valor inclui também restituições residuais de exercícios anteriores. Contribuintes do Rio Grande do Sul, em estado de calamidade, receberam prioridade, com 886.260 declarações processadas, somando mais de R$ 1 bilhão.
Do total de R$ 9,5 bilhões a ser restituído, R$ 8,8 bilhões correspondem aos contribuintes prioritários:
Para verificar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Confira o calendário de restituição do IR 2024:
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*Com informações Terra Brasil