Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Claudia Sheinbaum se torna a primeira mulher presidente do México

Candidata governista obtém vitória histórica com ampla margem de votos sobre a adversária

03/06/2024 às 09h00
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A candidata governista Claudia Sheinbaum fez história ao se tornar a primeira mulher presidente do México, obtendo entre 58,3% e 60,7% dos votos nas eleições de domingo (2), de acordo com a contagem preliminar do Instituto Nacional Eleitoral do México (INE). Sua principal adversária, a oposicionista Xóchitl Gálvez, alcançou entre 26,6% e 28,6% dos votos.

Jorge Álvarez Máynez, candidato do Movimento Cidadão, deve receber entre 9,9% e 10,8% dos votos, conforme informado pela presidente do INE, Guadalupe Taddei. A contagem rápida do INE é baseada em uma amostra estatística representativa de 5.651 centros de votação, com um nível de confiança de "ao menos 95%", permitindo uma projeção robusta do resultado.

"Quero enfatizar que estes resultados são preliminares, tal como os que estão sendo divulgados através do Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PREP) e estão sujeitos à confirmação das contagens distritais que terão início na próxima quarta-feira, dia 5 de junho", esclareceu Guadalupe Taddei.

Sheinbaum, que foi chefe do Governo da Cidade do México de 2018 a 2023, assumirá a presidência em 1° de outubro, sucedendo Andrés Manuel López Obrador. Cientista de 61 anos, ela também foi secretária de Meio Ambiente do Distrito Federal entre 2000 e 2006, durante o governo de Obrador na capital.

A participação nas eleições foi estimada entre 60% e 61,5%, sendo as maiores da história do país, com mais de 98 milhões de eleitores chamados a renovar cargos como a presidência, os 500 deputados e os 128 senadores. No entanto, a campanha eleitoral foi marcada pela violência, com pelo menos 30 candidatos assassinados, tornando-se a mais violenta da história do México.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024