Aliados do petista Luiz Inácio Lula da Silva conversaram com a senadora Simone Tebet (MDB) a fim de saber se ela estaria disposta a ocupar o ministério do Meio Ambiente. A ex-candidata à Presidência, contudo, recusou, pois considera a “manobra” como uma “dupla traição” contra ela e a deputada federal eleita Marina Silva.
A maior cotada para comandar a pasta era Marina, mas o PT não está disposto a permitir que o setor de celulose deixe o ministério da Agricultura e passe a pertencer ao Meio Ambiente, que era esperado. Além disso, Marina pede que a autoridade climática seja subordinada ao ministério.
Tebet, por sua vez, não deseja ser vista como alguém que rouba o espaço de outra mulher, e ainda sonha em assumir o Ministério do Desenvolvimento Social. A Senadora acreditou mesmo que Lula cumpriria a promessa de Campanha. Talvez, seja melhor assumir a pasta do Meio Ambiente, para não correr o risco de ser banida do Novo Governo.
Dessa forma, a participação de Tebet no governo petista segue incerta, mas ela cogita investir em outros projetos fora da gestão petista.