Em meio a preocupações com a queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniões intensas têm ocorrido na equipe de comunicação do Palácio do Planalto e entre os marqueteiros do Partido dos Trabalhadores desde o início do ano. O objetivo é encontrar estratégias eficazes para impulsionar a imagem do petista diante do eleitorado. Essa dinâmica vem à tona em meio aos resultados de pesquisas que revelam uma rejeição ainda maior que a aprovação ao governo.
Um novo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas evidencia que a desaprovação à gestão petista prevalece sobre a aprovação. Segundo os dados, 49,6% dos entrevistados desaprovam a administração, enquanto 46,2% a aprovam. A margem estreita entre aprovação e desaprovação ressalta a necessidade de estratégias de comunicação mais eficientes.
Considerando a importância do ano eleitoral, os marqueteiros têm se empenhado em nacionalizar as campanhas municipais. Nesse sentido, a Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, lançou um curso voltado para ensinar técnicas de atuação digital à militância e candidatos. O programa abrange desde a difusão de conteúdos até orientações sobre como enfrentar as fake news, com o objetivo de fortalecer a presença online e a narrativa política do partido.
Os profissionais de marketing político, tanto do Planalto quanto do partido, têm se dedicado a moldar os discursos dos candidatos de forma a conectá-los com os anseios do eleitorado, mantendo a autenticidade. Nesse contexto, Brunna Rosa, secretária nacional de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), destaca a importância de abordar temas como família e futuro dos filhos, percebidos como pontos comuns independentemente do espectro político das pessoas.
"A preocupação com a família e com o futuro dos filhos é algo que nos une. Isso pode ser um gancho para construir uma estratégia de diálogo com as pessoas", afirma Brunna, orientando os candidatos a incluírem tais temas em suas campanhas como forma de estabelecer uma conexão mais próxima com o eleitorado.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Pleno News