Quinta, 08 de Janeiro de 2026

Papa Francisco pede acolhimento a homossexuais na Igreja e prudência em seminários

Pontífice discute questões globais com sacerdotes em reunião fechada, abordando desde guerras até o aumento da solidão

12/06/2024 às 08h27
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (11), durante uma reunião com sacerdotes na Universidade Salesiana de Roma, o Papa Francisco apelou para que homossexuais sejam "bem-vindos" na Igreja Católica, embora tenha pedido "prudência" quanto à sua eventual entrada nos seminários. A reunião, realizada a portas fechadas, contou com a participação de cerca de 200 sacerdotes, entre 11 e 39 anos de ordenação.

No encontro, Francisco discutiu a situação atual na Europa e no mundo, incluindo as crises na Terra Santa e na Ucrânia. Ele também abordou a questão da presença de homossexuais nos seminários, tema que voltou à tona duas semanas após o pontífice se desculpar por declarações anteriores sobre o assunto.

O papa alertou contra o perigo das ideologias na Igreja e enfatizou a necessidade de acolher e acompanhar pessoas com "tendências homossexuais". Ele pediu a "indicação prudencial do Dicastério para o Clero sobre sua admissão aos seminários".

Além disso, Francisco criticou os enormes investimentos em armas, contraceptivos, despesas veterinárias e cirurgias estéticas. Ele exortou a Igreja a trabalhar mais no magistério social, esforçando-se pelo bem comum, pela paz e pelo engajamento político como uma forma elevada de caridade.

O papa incentivou os sacerdotes a acompanhar com proximidade, compaixão e ternura as pessoas que sofrem e os idosos, e pediu às congregações religiosas que utilizem seus prédios para ajudar na "emergência habitacional" em Roma. Francisco também expressou preocupação com o aumento das drogas e "a tragédia da solidão", conclamando os sacerdotes a buscar essas pessoas necessitadas.

"Nosso trabalho como sacerdotes é ir em busca dessas pessoas", declarou o papa.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Pleno News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024