Sexta, 07 de Novembro de 2025

Governador de São Paulo anuncia Ricardo Mello Araújo como pré-candidato a vice de Ricardo Nunes

Ex-comandante da Rota será o parceiro de chapa do prefeito na busca pela reeleição na capital paulista

21/06/2024 às 11h57
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anuncia nesta sexta-feira (21) Ricardo Mello Araújo (PL), 53 anos, como pré-candidato a vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição. A confirmação oficial vai ocorrer após um evento sobre a extensão da linha 5 do metrô, que agora alcançará o Jardim Ângela, bairro da zona sul da capital paulista.

Ricardo Mello Araújo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem um histórico marcante na segurança pública e na gestão de órgãos estaduais. Ele foi comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) de 29 de maio de 2017 a 26 de fevereiro de 2019, além de ter sido tenente no batalhão entre 20 de janeiro de 2001 e 14 de abril de 2003. Sua trajetória é pautada por uma postura conservadora e críticas frequentes ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A indicação de Mello Araújo como vice de Ricardo Nunes fortalece a aliança entre os partidos que apoiam a candidatura de Nunes, que incluem MDB, PSD, PP, PL, Republicanos, Podemos, PRD, Avante, Solidariedade, Mobiliza e Agir. Atualmente, Ricardo Nunes também negocia o apoio do União Brasil, enquanto o deputado federal Kim Kataguiri mantém sua pré-candidatura.

A Rota, onde Mello Araújo teve uma passagem destacada como comandante, é uma unidade de elite da Polícia Militar de São Paulo, criada em 1970 para atuar ostensivamente em áreas com alta atividade criminal. Durante a ditadura militar (1964-1985), a Rota teve um papel significativo no combate a grupos de esquerda, o que gerou críticas por sua suposta truculência. Os membros da Rota são conhecidos como "boinas pretas", devido ao uso desse adereço como parte do uniforme, e a unidade conta com aproximadamente 800 policiais em seu contingente.

A escolha de Ricardo Mello Araújo como vice de Ricardo Nunes visa agregar experiência na segurança pública e uma postura firme em questões de ordem e combate à criminalidade, aspectos que podem ser decisivos na campanha pela reeleição na maior cidade do país.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Poder 360

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários