Domingo, 14 de Setembro de 2025

Bolsonaro prorroga por 6 meses Gabinete de Intervenção Federal no RJ

Segurança Pública fica subordinada ao Gabinete de Intervenção quando está em vigor

23/12/2022 às 16h51 Atualizada em 24/12/2022 às 08h40
Por:
Compartilhe:
Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro foi criado em 2018
Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro foi criado em 2018

O Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro, foi criado em 2018 para planejar e coordenar os trabalhos da intervenção federal realizada a pedido do governo fluminense naquele ano, e teve seu funcionamento prorrogado por mais seis meses nesta sexta-feira (23), conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A Intervenção Federal na segurança pública do Rio de Janeiro foi decretada em 16 de fevereiro de 2018, pelo então presidente da República, Michel Temer, a pedido do então governador do estado, Luiz Fernando Pezão, com prazo para durar até dezembro daquele ano.

No período em que a intervenção ficou em vigor, os órgãos de Segurança Pública Estaduais ficaram subordinados ao Gabinete de Intervenção Federal. A justificativa adotada para aplicar a intervenção foi o comprometimento da ordem pública no estado, naquela ocasião.

O Gabinete de Intervenção Federal foi mantido com alguns cargos, após a intervenção ser finalizada, com o objetivo de fazer entregas contratuais. Com a nova prorrogação publicada no DOU, a estrutura, que deixaria de funcionar nesta sexta, seguirá existindo até 30 de junho de 2023.

"O ato assinado pelo presidente Jair Bolsonaro prorroga o prazo para encerramento das atividades do Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, para que possam ser concluídas entregas contratuais", esclareceu a Secretaria-Geral da Presidência da República.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários