Sexta, 23 de Janeiro de 2026

Israel considera proposta de trégua com Hamas

Netanyahu avalia documento de acordo de reféns com Gabinete

04/07/2024 às 08h11
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (4), Israel confirmou ter recebido do grupo extremista Hamas o último esboço do acordo de trégua com reféns. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu irá se reunir com o gabinete para avaliar o documento. O Mossad, agência de inteligência israelense, informou que os mediadores Egito, Turquia e Catar enviaram "as observações do Hamas sobre as linhas gerais do acordo de reféns". Israel está atualmente avaliando esses comentários e transmitirá sua resposta aos mediadores.

Na quarta-feira, o Hamas anunciou ter apresentado novas ideias aos mediadores sobre como alcançar um cessar-fogo e um acordo de troca de reféns. Com o avanço da guerra e o crescente número de mortes de civis na Faixa de Gaza, a pressão internacional por um cessar-fogo entre Israel e Hamas tem aumentado, embora todas as tentativas anteriores tenham sido infrutíferas.

Netanyahu resiste a acordos de cessação

A última esperança de um acordo surgiu com a mediação dos Estados Unidos. O presidente norte-americano Joe Biden afirmou publicamente que faltava pouco para uma trégua. No entanto, problemas de interpretação, que dividem a cessação das hostilidades e a troca de cativos em três fases, levaram à paralisação das negociações. Netanyahu afirmou que as declarações de Biden não correspondiam às definições israelenses e que havia "lacunas" no acordo.

Enquanto isso, o primeiro-ministro israelense mantém a posição de que a guerra, iniciada em 7 de outubro do ano passado, só terminará com o fim do grupo extremista. O ataque do Hamas a Israel resultou na morte de pelo menos 1.139 pessoas, a maioria civis, e no sequestro de 251 prisioneiros, com mais de 100 ainda em poder dos terroristas. Por outro lado, o governo de Gaza afirma que as forças israelenses mataram 37.952 civis, principalmente crianças, e feriram mais 87.266 pessoas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024