A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da coordenadoria de Imunização, iniciou um amplo processo de análise das cadernetas de vacinação de 22.097 crianças em Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa combater a poliomielite e o sarampo, abrangendo os 79 municípios do estado.
A ação, que se estenderá até 31 de julho, tem como foco acompanhar a situação vacinal das crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, público-alvo das vacinas contra poliomielite e sarampo. A faixa etária específica para o pente-fino ainda será definida, levando em consideração critérios técnicos baseados na população infantil e na estrutura das salas de vacinação registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Segundo Ana Paula Goldfinger, coordenadora de Imunização da SES, a iniciativa também visa mapear áreas com baixa cobertura vacinal e desenvolver estratégias para ajudar os municípios a atingir ou se aproximar da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal.
Além da análise detalhada das cadernetas, a ação inclui uma busca ativa para identificar e vacinar as crianças que ainda estão com doses de poliomielite e sarampo em atraso, reforçando a importância da imunização completa dentro do calendário vacinal.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax