Sexta, 23 de Janeiro de 2026

J.D. Vance é oficializado como vice na chapa de Donald Trump para a eleição presidencial dos EUA

Anúncio ocorreu durante a Convenção Nacional do Partido Republicano; Vance promete fortalecer campanha após atentado contra Trump

15/07/2024 às 16h30
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O senador por Ohio J.D. Vance foi oficializado como vice na chapa do ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump para disputar a Casa Branca nas eleições deste ano. O anúncio foi feito durante a Convenção Nacional do Partido Republicano, realizada nesta segunda-feira (15/7), onde também foi oficializada a candidatura de Trump à presidência.

“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio”, escreveu Trump em uma postagem nas redes sociais.

Nascido em Middletown, Ohio, Vance serviu aos Fuzileiros Navais e se formou na Universidade do Estado de Ohio e na Escola de Direito de Yale. Ele também é autor do bestseller “Hillbilly Elegy”, que no Brasil recebeu o título “Era uma Vez um Sonho: A História de uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana”. Aos 39 anos, Vance garantiu o mandato de senador pelo estado de Ohio em 2022, após vencer o democrata Tim Ryan.

Ataque a Trump

No último sábado (13/7), Donald Trump foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício na cidade de Butler, na Pennsylvania. O atentado resultou na morte de um espectador e deixou o ex-presidente ferido. O atirador foi morto no local.

Após o ataque, Vance, agora vice na chapa de Trump, afirmou que o crime não seria um caso isolado, relacionando-o à campanha de Joe Biden. “A premissa central da campanha de Biden é que o presidente Donald Trump é um fascista autoritário que deve ser detido a todo custo”, afirmou Vance em uma postagem no X (antigo Twitter). “Essa retórica levou diretamente à tentativa de assassinato do presidente Trump.”

O caso está sendo investigado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), que até o momento indica que o criminoso agiu sozinho, mas ainda não conseguiu determinar a motivação. Trump sofreu um ferimento na orelha direita após ser atingido de raspão por um tiro. 

Com a oficialização de J.D. Vance como vice, a chapa de Donald Trump se fortalece em meio a um cenário de incertezas e desafios, prometendo uma campanha intensa até as eleições.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024