Sexta, 14 de Novembro de 2025
Publicidade

TJMS lança App para desburocratizar acesso a remédios não repassados pelo SUS

Novo aplicativo "Providências de Saúde" do Poder Judiciário sul-mato-grossense promete facilitar pedidos de medicamentos e consultas, com respostas em até três dias úteis

17/07/2024 às 08h49
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação/TJMS
Foto: Divulgação/TJMS

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lançou, na tarde desta terça-feira (16), uma nova ferramenta digital destinada a desburocratizar o acesso à saúde pública. Chamado de "Providências de Saúde", o serviço faz parte do novo aplicativo do Poder Judiciário sul-mato-grossense, o TJ Mobile.

Com a nova função, os usuários podem realizar pedidos e consultas diretamente pelo aplicativo, sem sair de casa. Caso não encontrem catalogado o que estão buscando, podem descrever o pedido específico. Os requerimentos são respondidos em até três dias úteis. Além disso, a ferramenta auxilia na resolução de conflitos, permitindo solicitações de ajuda para casos específicos, como pedidos de medicamentos não atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou pela saúde suplementar, e pedidos de cirurgia.

A partir de 1º de agosto, o atendimento será ampliado para a saúde suplementar. Até o momento, as operadoras que aderiram ao serviço incluem Unimed Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá; Unisaúde; Geap; Cassems; e Associação Beneficente Santa Casa.

Em nota à imprensa, o Tribunal afirmou que preparou uma equipe de mediadores para intermediar entre as partes, evitando a judicialização de processos. O serviço foi desenvolvido pelo Comitê Estadual e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec).

Como acessar

O aplicativo remodelado do TJMS está disponível para dispositivos Android, iOS e iPadOS. Após o download, o usuário deve acessar a função "Serviços" na página inicial e selecionar a opção "Pedidos de Medicamentos". Na página aberta, é necessário preencher os dados pessoais e anexar documentos, como o pedido médico.

Na aba "Dados do medicamento", estão catalogados os medicamentos fornecidos pelo SUS. Há também opções como "Consultas". Caso o medicamento ou serviço não seja encontrado, o usuário pode acessar "Outros" e descrever o pedido desejado no campo "Relato dos fatos".

Essa inovação do TJMS promete simplificar e agilizar o acesso à saúde pública e suplementar, beneficiando a população com um atendimento mais eficiente e menos burocrático.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Campo Grande News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários